segunda-feira, 2 de junho de 2014

Receitinha: Porridge - o amiguinho do seu corpo ;)

Você aí já ouviu falar de Porridge, o tradicional e saudável breakfast inglês/escocês/irlandês)? (sim, porque a outra opção tradicional - salsicha, ovos, black pudding, feijão, etc - não é NADA saudável). Pois bem, o Porrigde é uma versão "sofisticada" do nosso famoso mingau de aveia e uma opção maravilhosa de café da manhã.
Além de saboroso, este prato é um verdadeiro mestre, que entrará no seu organismo para colocar as coisas em seu devido lugar ;). O porridge é uma refeição completa: possui fibras, carboidratos, proteína e tantos benefícios, que vou citar somente alguns (os que considero mais importantes) caso contrário, ficaria escrevendo por um dia inteiro!
- Regulador do intestino e do apetite, graças ao alto teor de fibras da aveia e da maçã. Coisa muito importante para as meninas ansiosas (eu!).
- Fonte de energia, é ideal para ser consumido no pequeno-almoço (vou começar a adotar este termo, porque eu acho lindo ^^) ou mesmo no lanche da manhã, já que a minha versão light não chega à 100kcal #palmas
- Fonte de magnésio e vitaminas do complexo B, que atuam diretamente no sistema nervoso, combatendo a depressão.
- Ajuda na redução e controle do colesterol, por ser rico em pectina. Além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
- Preserva as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres, graças aos flavonoides e polifenóis, retardando o envelhecimento e protegendo o organismo de uma série de doenças (inclusive do câncer).
- Fonte de ß glucana, uma fibra solúvel que tem o poder de diminuir a absorção do açúcar e da gordura (se você é diabético, se joga!). Além disso, a ß glucana dá um gás no sistema imunológico e ajuda a combater infecções, agindo diretamente nas células de defesa. 
Bônus: A ß glucana ajuda a combater o envelhecimento da pele!!!!!! #todomundocomemora. Ela estimula as células imunológicas da pele, aumentando a formação do colágeno e da elastina, responsáveis pela manutenção de sua firmeza.

Te convenci?! Então vamos a receita! \o/

Ingredientes
Você vai precisar de:
1 maçã
100ml de leite desnatado
200ml de água
5 colheres de sopa de aveia em flocos
1 pedaço de canela em pau
1 colher de sopa de mel
Canela em pó à gosto

Mãos à obra:
Bata a maçã, sem casca e sem sementes, no liquidificador com 50ml de água (até virar um purê) e reserve. Coloque  em uma panela: o leite, o restante da água, a canela em pau e a aveia e leve ao fogo brando até levantar fervura. Adicione o purê de maçã e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre (quanto mais você mexer, mais cremoso fica). Retire do fogo, distribua em tacinhas (ou qualquer potinho que você quiser) e sirva com mel e canela à gosto. O porridge pode ser consumido quente ou frio (as duas formas ficam divinas).

Variações:
Para um café da manhã reforçado, sirva com banana ou maçã fatiada. Para o lanche da tarde, acrescente uma colher de sopa de geleia de frutas vermelhas diet (ou a que você quiser) ou castanhas trituradinhas. Existem milhares de variações para este prato, ele vai bem com quase tudo, é só usar a criatividade! Atenção: Se você está em dieta de emagrecimento, cuidado com a empolgação na "criatividade" para não transformar o prato numa bomba calórica!

RENDIMENTO: 5 porções.
CALORIAS: 96kcal por porção.

Até a próxima página, ops, post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário