quinta-feira, 5 de junho de 2014

Receitinha: Creme de Abóbora - A estrela da festa

Olá! Hoje eu ia falar sobre sucos verdes, mas como uma amiga (e leitora) pediu para que eu abrisse meu caderninho de receitas "fáceis, saudáveis e gostosas" e postasse algumas, resolvi aproveitar esse friozinho do Rio de Janeiro (sim, está um friozinho de leve) e o embalo do friozão que estará em Porto (sonhos, sonhos, sonhos...) e escolhi, com todo o carinho, uma receitinha MARA de creme de abóbora!
Mas, primeiro, vamos ao benefícios (que são muitos) dessa coisa linda e laranjinha que é uma abóbora...
Não é uma fofura?
A abóbora é uma das grandes aliadas da sua saúde e (muito importante) da sua beleza! Isso mesmo! Essa coisinha fofa aí em cima é fonte de cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, magnésio, potássio, proteína, sódio, vitamina A, C, E (dentre outras), além disso, tem pouquíssima gordura! E não para por aí! A abóbora é rica em fibras e em água. E, devido a vitamina A e a pigmentação, é um poderosíssimo antioxidante!!! 
O consumo da minha queridinha está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, derrames, doenças cardiovasculares e problemas na visão. Não é à toa que a carruagem da Cinderela se transforma em uma abóbora depois... Como você acha que ela manteve aquela pele maravilhosa, hein? Hein? ;)
Agora que você já saber que essa belezinha fará milagres, vamos abusar dela nesta receitinha super fácil, gostosa e muito pouco calória (ideal para o pessoal do #TeamProjetoAnne.
Nnutritiva e linda, ideal para você arrasar naquele jantar à dois ;)
Você vai precisar de:
2 xícaras de abóbora cortada em cubinhos
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite desnatado
1 colher de chá de azeite
1 dente de alho amassado
Sal à gosto (dê preferencia ao grosso ou light)
Pimenta do reino à gosto
Cebolinha picada
1 colher de sopa de requeijão light

Mãos à obra:
Frite o alho no azeite. Acrescente a abóbora e a água e cozinhe até que abóbora esteja desmanchando (se for necessário, coloque um pouquinho - eu disse um pouquinho - mais de água). Quando a abóbora estiver cozida, acrescente o sal, a pimenta e o leite. Bata no liquidificador até virar um creme. Coloque tudo na panela e coloque em fogo brando para que ela fique beeem quentinha. Agora coloque o creme em um prato ou tigela, coloque a colher de requeijão no centro, salpique cebolinha e sirva com alguns croutons* integrais. 

* é só pegar umas fatias de pão de forma integral, cortar em cubinhos, distribuir em um tabuleiro com um fio de azeite e deixá-lo torrarem no forno.

RENDIMENTO: 3 porções.
CALORIAS: 46 kcal por porção de creme + requeijão (cada marca tem um valor nutricional diferente)

Faça! E depois deixe um comentário dizendo o que achou, combinado? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário