terça-feira, 3 de junho de 2014

#ProjetoAnne: Dia do Lixo

Torta diet de banana e café sem açúcar - Torta e Cia
O post de hoje é para abordar um tópico de muito importante para quem está fazendo dieta: O dia do lixo.
O nome é estranho, mas é bem emblemático do seu significado. Quando você assumir uma vida saudável, tudo que você considera bom agora, poderá ser o lixo de amanhã - mas nem venha me dizer que você não gosta de um junk food ;) -.
O dia do lixo é aquele dia em que você vai aproveitar as gordices da vida e vale de tudo: chocolate, cerveja e até aquelas batatinhas de pacote. Ele funciona como uma válvula de escape e, principalmente, como um mecanismo de defesa para que você não entre no efeito platô. Agora você deve estar pensando: mas o que cargas d'água você está falando, Anne?!
Então, explicando muuuito resumidamente, o efeito platô é quando você não consegue mais emagrecer, mesmo seguindo a dieta direitinho. Acontece que seu organismo acostuma com a quantidade de nutrientes que você está ingerindo e altera seu metabolismo para funcionar com esta nova rotina saudável. Isso é ótimo, porque você, finalmente, não vai engordar mais (eeeeh). Mas e quando isso acontece no meio do processo de emagrecimento? Pois é... Dói.
Existem vários métodos para sair do efeito platô e todos eles utilizam o mesmo artifício: dar um choque de realidade no nosso metabolismo, fazendo-o levantar o "bumbum da cadeira" e se movimentar de novo. O dia do lixo ajuda nesse processo todo :)
Mas como tudo na sua nova vida de pessoa saudável, o dia do lixo também tem suas regras... Coisa simples... Se você já está acostumada com 6 refeições lights, 7 dias por semana, vai adorar saber que poderá escolher uma destas para "enfiar o pé na jaca" ou, simplesmente, "jacar" como a maioria das moçoilas e moçoilos deste mundo fitness/light/blá, blá, blá adoram dizer.
Outra coisa importante, tenha em mente que o "dia" do lixo, apesar de ter este nome, é somente UMA das refeições do dia. (deveria se chamar refeição do lixo para não ficar tão propaganda enganosa, mas...). Então, vamos ao processo?

Escolha um dia da semana e uma refeição que você vá fazer de dia do lixo. Nesta refeição, você poderá:
- Tomar duas doses de bebida alcoólica OU
- Comer um prato que você goste, que esteja fora da dieta OU
- Comer um doce (eu sempre escolho essa! Formiguinha :P).

Adotar o dia do lixo é muito importante, pois ajudará você a passar pelo processo todo sem sofrer tanto e ainda reeducará seu cérebro a não entender o doce ou a bebida como uma "recompensa" para quando você estiver triste. Além disso, com o dia do lixo, as chances de você "jacar" ficam muito menores.

Boa sorte e até a próxima página, ops, post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário