quinta-feira, 12 de junho de 2014

Como lidei com a obesidade - #ProjetoAnne

Como vocês viram nos posts anteriores (aqui, aqui e aqui), eu sempre fui muito acima do peso. Convivi bem, de certa forma, com esta realidade até descobrir que a gordura extra e a má alimentação estavam me deixando realmente mal. E decidi mudar de vida, aceitei a obesidade como ela realmente é: uma doença.
Eu estava doente, queria ser saudável mas, para isso, teria de me livrar da obesidade. Este foi o primeiro grande passo para a mudança radical que estava prestes a acontecer na minha vida: reconhecer que a obesidade é sim uma doença e que poderia me matar.
Em 2014, depois das festas de final de ano, decidi colocar em prática o #ProjetoAnne. Este projeto vai além da perda de peso, é um projeto de vida que contempla todas as áreas que preciso ou quero mudar na minha vida e uma delas é a saúde :)
Para começar, fiz uma lista de coisas que eu considerava que faltavam na minha vida, são elas:
- Beber muita água.
- Mudar minha alimentação (cortar o açúcar).
- Deixar de ser sedentária.
- Ter horário para comer.
- Fazer refeições em menor quantidade.
Depois disso, tracei meu plano de dieta. Não tinha (nem tenho) pressa para emagrecer, então estipulei 11 meses de prazo, porque quero que seja antes de 2015: comecei no dia 25 de janeiro e minha meta final deverá ser alcançada em 25 de Dezembro.
Sabe quando você faz aquela listinha de final de ano, colocando tudo que você quer mudar no ano seguinte? Pois é, eu sempre faço a minha e nela sempre tem o item "emagrecer um pouco". Engraçado... Este ano eu não coloquei! Este ano troquei o "emagrecer um pouco" para "chegar a 80kg até um dia antes do meu aniversário" e agora, com exatos 80kg, tenho ainda algumas semanas para meu aniversário! (Palmas)
Voltando ao projeto... Eu comecei a estabelecer metas: comprei uma bicicleta - parei de usar ônibus para ir a lugares onde eu podia ir de bike, estabeleci horários certos para comer - coloquei alarmes no celular (que estão lá até hoje, apesar do meu estômago já me fazer o favor de avisar), fui parando aos poucos de comer açúcar, comprei halteres para malhar em casa, e tive a ajuda de um super amigo/personal trainer para montar uma série de exercícios para mim, por fim, decidi tornar público o meu projeto - avisei a todos os meus amigos e familiares que eu estava fazendo RA e que era importante para mim que todos respeitassem isso. Foi ótimo! Realmente incorporei a frase "você é o que você come" e decidi ser saudável!
Desde então, muita coisa aconteceu. Minha glicose está na marca dos 84mg/dL, minha pressão arterial marca 12/8 e estou firme e feliz com menos 21,5kg! Agora já pratico exercícios todos os dias, tenho muita energia, disposição e ainda estou ajudando um monte de gente!
Ah! Obrigada por me motivar... Saber que você está lendo isso aqui me deixa profundamente satisfeita e com mais vontade de fazer as coisas acontecerem! E tenha certeza que a/o ajudarei no que eu puder, para que você seja mais saudável e feliz!
Acredite, todos os sonhos são possíveis e só depende de nós tornar-los realidade. 

Tenha fé e até a próxima página, ops, post! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário